segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Dieta Dukan - orientações


Bom dia!!! Vou começar a movimentar o blog com informações sobre a dieta que estou seguindo!

 
Pra começar, eliminei até o momento (13/01/14) 14 kg. Quase 3 meses de dieta e muita tranquilidade. Vamos lançar fora a fome e a ansiedade para começarmos bem.

Vou tentar dividir o blog entre receitas e dicas por fase.

Vamos  lá! Pra começar, a dieta foi criada pelo médico e nutrólogo francês. Dr. Dukan escreveu um livro para orientar na dieta - EU NÃO CONSIGO EMAGRECER. Eu ainda não terminei a leitura do livro.

Pra ser bem sincera, comecei a leitura, mas não dei continuidade. Estou voltado a ler agora para ter melhores orientações para os amigos que pedem ajuda e também para não errar por falta de conhecimento. Decidi fazer a dieta após fazer uma tatuagem na região da costela, que perdeu a beleza por causa das gordurinhas rs. Não quis esperar terminar a leitura do livro para começar a dieta, então vi vários vídeos no youtube e também li muito a respeito da dieta na internet. Entrei para um grupo no facebook e fiz muitas anotações. Pronto! Comecei a dieta dia 17/10/13.

A dieta se resume em 4 fases.

Na 1ª fase, chamada de ATAQUE, corta-se o carboidrato. Serão dias de proteína pura, muita água e caminhada. O farelo de aveia também é obrigatório durante toda a dieta, para ajudar seu intestino a funcionar. O tempo nessa fase é determinado pelo peso que você quer perder:

1 a 5kg – 1 dia

5,1 a 10kg – 3 dias

10,1 a 20kg – 5 dias

Mais de 20kg – 7 dias com acompanhamento médico.

Eu fiz 5 dias de ataque. Quando me cadastrei no site www.dietadukan.com.br me sugeriram 6 dias de ataque, mas fiz como aprendi no vídeo da Fernanda http://www.youtube.com/watch?v=MOuncaSd2XE .. Esse vídeo foi muito útil!
Nessa fase você deverá comer apenas proteínas: ovos, leite desnatado, carnes magras. As receitas ajudam demais!!! É obrigatório o uso de 1 e ½ colher de farelo de aveia.
E tente ser bem disciplinado nesta fase, pois seu corpo se assustará com a dieta e eliminará muitos quilinhos!

Na 2ª fase, chamada CRUZEIRO, continuamos sem o carboidrato mas já podemos comer verduras e legumes um dia sim e outro não. Então um dia comemos apenas proteínas e no outro ingerimos legumes e verduras (nada de batatas, milho e ervilha). Obrigatório o uso de 2 colheres de farelo de aveia por dia.
Ficaremos nessa fase até perder todo o peso desejado.

Na 3ª fase, chamada CONSOLIDAÇÃO, incluiremos carboidratos e frutas, que ainda eram proibidas. Fica assim: 1 dia apenas de proteínas puras, restante dos dias da semana com proteínas, legumes e verduras liberadas e 1 fruta permitida por dia (menos banana, uva e frutas secas). Você poderá escolher de 1 a 2 refeições de gala por semana, onde poderá ingerir 220g de carboidrato.  Obrigatório o uso das 2 colheres de aveia por dia.
O tempo da fase dependerá do peso perdido. 10 dias para cada quilo. Exemplo: 14kg eliminados, 14 x 10 = 140 dias na fase de consolidação.

Essa fase é muito importante para você não voltar a engordar.
Ainda não cheguei nessa fase, mas terei maiores informações no próximo mês, quando finalmente consolidarei!
 

A 4ª e última fase, ESTABILIZAÇÃO, será para o resto da sua vida. Um dia na semana coma apenas proteína pura e continue com o uso das 2 colheres de aveia por dia.
Em todas as fases é obrigatório, além do farelo de aveia, beber no mínimo 2 lt de água e muita caminhada.

Mantenha-se saudável pelo resto da vida!
 

Essas são informações básicas. Quando começamos a fazer a dieta, percebemos que é muito importante conversar com outras pessoas mais experientes e a busca por informações. Eu estou voltando a ler o livro agora para me preparar para os próximos 6 meses na fase da consolidação.

Se você tiver interesse no livro, me solicite. Eu envio para seu e-mail.

3 comentários:

  1. Que legal!!! Começo amanhã a fase do ataque, gostaria de saber em que momento eu uso o farelo de aveia???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia, a qualquer horário do dia, como preferir. Nesse início, precisa usar 1 e 1/2 colher de sopa. Ou você usa em receitas ou no iogurte, que fica bem gostosinho. Boa sorte!!

      Excluir